Aniversário da classificação do Cante é mote para “cartaz de visitação” ao Alentejo

Celebra-se este ano o décimo aniversário da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade.

Para se promover um conjunto de eventos a realizar em toda a região, por ocasião destas comemorações, foi já criada uma comissão organizadora, em Beja, da qual faz parte a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo. Mas muitos dos municípios alentejanos estão já a preparar iniciativas neste âmbito, sendo esta, segundo o presidente da ERT, José Manuel Santos, uma oportunidade para atrair mais visitantes ao Alentejo. “Estamos numa fase inicial, mas aquilo que identificamos é que, de facto, os municípios estão a preparar iniciativas e temos que olhar para as comemorações do Cante como uma oportunidade de criar um cartaz de visitação ao território”, assegura.

“Vamos sistematizar aquilo que vai ser a programação que cada um dos municípios vai definir”, adianta o responsável, que assegura que determinadas iniciativas “vão ser mais impactantes do ponto de vista de promoção turística” do que outras. A expectativa é de que, a partir de abril, comecem a ser apresentados todos os eventos, “em termos de comunicação, no mercado nacional”.

Para se conseguir atrair mais turistas à região, José Manuel Santos diz ser necessário explorar o “interesse especial”, que existe hoje em dia, por parte dos portugueses, no Cante Alentejano e no Alentejo.  “As comemorações do Cante têm depois uma relevância e uma dimensão cultural e identitária que certamente outras entidades tratarão dela, mas nós temos presente que a candidatura do Cante foi uma iniciativa em que a ERT teve um papel absolutamente pioneiro, em 2012/2013, e temos uma responsabilidade para com essa classificação, que tanto tem ajudado o Alentejo”, remata.

De recordar que a distinção do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi aprovada a 27 de novembro de 2014, em França.