Ambiente em FM: caça à rola-brava suspensa até 2024

A caça à rola-brava está proibida, em Portugal, até 2024. A medida de suspensão da caça e, consequentemente, de proteção temporária desta espécie, tinha sido já adotada na época venatória anterior, tendo sido prolongada por mais duas.

Na edição desta semana do “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, revela qual a importância de se proteger esta espécie, muito abundante, noutros tempos, em Portugal: “ao protegermos essa espécie, em Portugal, estamos a proteger os ecossistemas dessa espécie não só em Portugal, como noutras regiões da Europa e também em África. Esta espécie liga e faz parte dos ecossistemas dos dois continentes”.

A rola-brava (Streptopelia turtur) é uma espécie protegida no âmbito da Diretiva Aves (Diretiva 2009/147/CE) e considerada ameaçada pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). “É uma espécie migradora – todos os anos estas aves atravessam duas vezes o deserto do Saara nas suas viagens entre a Europa e África. Outrora extremamente abundante em Portugal, a rola-brava apresenta no país e na Europa em geral uma tendência fortemente regressiva desde há várias décadas”, adianta José Janela.

Na época venatória de 2021-2022, Portugal, “num esforço conjunto com França e Espanha, proibiu temporariamente a caça da rola-brava”, medida que se prolonga agora para as épocas venatórias 2022-2023 e 2023-2024. Estudos demonstram que “a caça praticada durante a sua migração em países como França, Espanha e Portugal é insustentável, apesar de alguma redução recente da pressão da caça. A retirada da rola-brava da lista de espécies que se podem caçar para as duas próximas épocas venatórias mostra bom senso e articulação nas estratégias definidas por diferentes Estados Membros e setores. Mas não é suficiente”, assegura.

O Memorando de Entendimento para a Conservação e Recuperação da Rola-brava, que juntou Organizações Não Governamentais de Ambiente, como a Quercus, e Organizações do Setor da Caça, em estreita articulação com o ICNF, assinado em 2019, “foi o primeiro passo da jornada para contrariar o declínio das populações da espécie”.

Satisfeita com esta medida de suspensão da caça à rola-brava, a Quercus “congratula o ICNF e o Secretário de Estado da Natureza e das Florestas pela decisão tomada e apela aos Ministérios do Ambiente e da Agricultura para colaborarem na implementação de medidas efetivas de conservação e de gestão no terreno. Se é verdade que a exploração cinegética exerce pressão sobre as populações de rola-brava, não é certamente a única causa do seu declínio, que está também associado à diminuição e perda de qualidade do habitat, quer de alimentação quer de nidificação”.

Assim, para se alcançar o tão desejado objetivo de recuperação da rola-brava, a Quercus “apela a que o Ministério do Ambiente e o Ministério da Agricultura desenvolvam uma estratégia articulada para a promoção de uma gestão sustentável do habitat. Desenhando medidas concretas e ajustadas e disponibilizando instrumentos, incluindo financeiros, para a sua aplicação no terreno”, diz ainda José Janela.