APLEC 2022: Praça cheia com “encargos reduzidos”

Bailes de bastões, folclore, degustação de caracóis e espetáculos de fogo foram algumas das iniciativas desenvolvidas nos últimos dias, em Elvas, no decorrer do festival internacional APLEC.

A língua espanhola e a cultura catalã ecoaram pelo centro histórico e de acordo com Ivan Besora, presidente da Adifolk, “a receção por parte dos elvenses foi muito boa. Encerramos com um balanço muito positivo e é muito importante que o país que nos recebe, neste caso Portugal, desfrute na nossa cultura e das nossas tradições”.

Quanto ao local da próxima edição deste festival, o anúncio será feito “em Novembro, no decorrer da gala da cultura da região da Catalunha”.

Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, só lamenta que “a cidade não possa receber um evento deste género todos os anos. Eu acho que este é um evento que nunca esperaríamos ter na nossa cidade. Tivemos aqui uma representação da Catalunha em várias vertentes da cultura e ter a Praça da República completamente cheia é muito bom”.

O presidente explica que “os únicos custos que a autarquia elvense teve foram com o aluguer do palco e um jantar servido no final do evento. Muitos podem achar que foi muito dispendioso mas este evento é uma aposta feita pelo poder central da Catalunha para promover a sua região”.

O APLEC Internacional consiste num festival que tem por objetivo promover, divulgar e dar a conhecer a cultura popular catalã pelo mundo. Danças catalãs, desfiles com cabeçudos, torres humanas, fogo de artificio, dragões e todo um imaginário que encheram o centro histórico de Elvas nos últimos três dias.