
O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, destacou o contributo das gerações mais velhas para o desenvolvimento e a identidade do concelho, durante o discurso que proferiu no passado sábado, 31 de outubro, no tradicional Almoço dos Maiores, que reuniu cerca de mil campomaiorenses no Pavilhão da Escola Secundária da vila.
Num momento marcado pelo reconhecimento, pela partilha e pela valorização da comunidade, o autarca começou por sublinhar a importância desta iniciativa, integrada na semana dedicada à população sénior, considerando que este é sempre um dia especial, por permitir juntar diferentes gerações à mesma mesa e reforçar os laços de proximidade.
“Vocês, aqueles que estão aqui à minha frente, tiveram um papel fundamental e de grande importância na construção daquilo que é a vila de Campo Maior”, afirmou Luís Rosinha, acrescentando que “o vosso legado, o vosso percurso é a nossa identidade”.
O presidente da Câmara salientou que são os “maiores” os grandes responsáveis pela construção daquilo que Campo Maior é hoje, uma vila de referência no Alentejo e no contexto nacional, lembrando que os atuais responsáveis políticos estão apenas de passagem, enquanto o trabalho e o legado das gerações anteriores permanecem.
Luís Rosinha aproveitou também a ocasião para agradecer aos funcionários do Município, aos voluntários e a todas as entidades que tornam possível a realização do almoço e das restantes atividades da semana dedicada aos seniores. Destacou, em particular, a capacidade crescente de mobilização e o empenho dos voluntários, considerando que sem o seu contributo seria impossível concretizar uma iniciativa desta dimensão.
O autarca sublinhou ainda a importância destes encontros no combate ao isolamento da população sénior, defendendo que é fundamental garantir que os mais velhos se sintam acompanhados, valorizados e parte ativa da comunidade.
“Vocês não estão sozinhos. Nunca estarão sozinhos”, assegurou, reforçando que a proximidade com a população é também essencial para conhecer as suas histórias, necessidades e expectativas e, dessa forma, tomar decisões mais ajustadas à realidade do concelho.
Balanço do primeiro ano do mandato 2025-2029
Durante a intervenção, Luís Rosinha aproveitou para fazer um balanço do primeiro ano do atual mandato autárquico, destacando um conjunto de obras, investimentos e iniciativas desenvolvidas pelo Município, em articulação com as juntas de freguesia e as restantes instituições locais.
Entre as intervenções concretizadas, salientou a reabilitação da Avenida Dr. Artur António Louro, junto ao Lar e Centro de Dia de Degolados, bem como a construção da nova casa mortuária daquela freguesia.
Na rede viária municipal, destacou o alargamento e a reabilitação da Estrada da Figueira, que assegura a ligação a Espanha, assim como a intervenção no troço de ligação a Albuquerque, destinada a melhorar as condições de circulação para os habitantes de Ouguela.
Outro dos investimentos em destaque foi a Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, um projeto que representa um investimento superior a 12 milhões de euros. Segundo o presidente da Câmara, esta infraestrutura será determinante para atrair empresas, criar oportunidades de emprego, fixar jovens e dinamizar a economia local.
O autarca recordou igualmente o sucesso das Festas do Povo, realizadas em agosto, deixando um agradecimento à população pelo empenho, dedicação e trabalho que permitiram concretizar mais uma edição de grande dimensão. “Muita dessa grandiosidade saiu do vosso empenho, das vossas mãos e da vossa dedicação”, reconheceu, manifestando a vontade de voltar a organizar uma edição ainda mais bonita no futuro.
No plano cultural e social, destacou a realização de mais uma edição do Festival Raya, o apoio ao movimento associativo e o sucesso dos Clubes de Verão, enquanto resposta às necessidades das famílias durante as férias escolares.
Luís Rosinha referiu ainda o trabalho desenvolvido através dos Clubes dos Maiores, que continuam a proporcionar atividades, convívio e momentos de distração à população sénior, bem como a continuidade do Jardim de Natal.
No âmbito das medidas de apoio social, apelou à utilização do Cartão Verde do Idoso e do Cartão Azul, instrumentos que permitem apoiar os maiores nas suas despesas, numa altura em que o custo de vida representa uma dificuldade crescente para muitas famílias.
A educação também mereceu destaque, com o presidente a recordar a continuidade do apoio a cem bolsas de estudo destinadas a alunos de Campo Maior, contribuindo para facilitar o percurso académico dos jovens do concelho.
Regadio, habitação e melhores oportunidades para o concelho
Na área da agricultura, Luís Rosinha destacou a conclusão da rede de aproveitamento hidroagrícola do Xévora, associada à Barragem do Abrilongo, uma infraestrutura aguardada há cerca de 25 anos e que permitirá beneficiar mais de 1.600 hectares de terrenos agrícolas, com particular impacto na freguesia de Degolados.
Já no setor da habitação, referiu a continuidade da reabilitação do centro histórico e da adaptação de edifícios, garantindo que este é um investimento que o Município pretende aprofundar nos próximos anos.
“Foi um ano efetivamente de trabalho, mas um trabalho também de proximidade, de objetivos que conseguimos alcançar”, afirmou, garantindo que o executivo continuará a colocar novos desafios para proporcionar mais qualidade de vida à população, mais oportunidades e um futuro melhor para os jovens campomaiorenses.
Um agradecimento à comunidade
Na parte final do discurso, Luís Rosinha deixou uma palavra de reconhecimento a todas as instituições e entidades que colaboram com o Município, nomeadamente as três juntas de freguesia, a Assembleia Municipal, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, o Centro de Dia e Lar de Degolados, os Bombeiros Voluntários, a Casa do Povo, a CURPI, o Coração Delta, a Paróquia de Campo Maior e a Delta Cafés, patrocinadora do almoço.
Agradeceu também aos grupos culturais, aos voluntários, aos técnicos municipais e a todos os profissionais envolvidos na organização do evento.
Num registo mais pessoal, o presidente da Câmara considerou que uma das maiores riquezas do exercício das suas funções é a oportunidade de conhecer melhor as pessoas e ouvir as suas histórias de vida.
“Ao fim de cinco anos como presidente de Câmara, muito daquilo que aprendi ao longo deste caminho, não tenham dúvidas nenhumas, devo muito e muito a todos vocês”, afirmou, reconhecendo a importância dos testemunhos, das vivências, das necessidades e até das alegrias e tristezas partilhadas pelos campomaiorenses.
Luís Rosinha terminou com um apelo à união e à participação de todos na construção do futuro do concelho, manifestando o desejo de que a tradição do Almoço dos Maiores continue a reunir a comunidade, ano após ano.
“Que para o ano estejamos cá todos novamente e de saúde”, desejou, terminando a sua intervenção com uma saudação aos maiores e a Campo Maior: “Vivam os nossos maiores! Viva Campo Maior!”.















