Alentejo 2020 disponibiliza 18 ME a 30 municípios alentejanos

PARUVNMilFontesA Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 celebrou os Contratos dos Planos de Ação de Regeneração Urbana – PARU, de 30 Municípios da Região Alentejo correspondentes aos Centros Urbanos Complementares.

Roberto Grilo, presidente da CCDR Alentejo, refere que “as candidaturas do Alentejo correspondem a mais de 60 por cento de todas as candidaturas do país. Foi feito um trabalho excelente e com o cumprimento de prazos muito reduzidos. Desta forma, colocámos à disposição da região e destes municípios todos os instrumentos para poderem intervir com a máxima brevidade.”

“Estes contratos pretendem, por um lado, permitir a maximização da coesão em termos territoriais e regionais e, por outro lado, contribuir para o desenvolvimento económico desses municípios”, sublinhou.

Nesta primeira fase, foram aprovados 37 projectos de investimento, que correspondem a um investimento total de 18,7 milhões de euros, com um cofinanciamento FEDER de 15,9 milhões de euros, e representam cerca de 60% do total de candidaturas aprovadas nos Programas Operacionais Regionais.

Os projetos aprovados, com enquadramento nas tipologias de investimentos previstas nos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano – PEDU, Planos de Acção de Regeneração Urbana – PARU e Planos de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável – PAMU, representam o primeiro passo dos Municípios do Alentejo na implementação das suas estratégias de desenvolvimento urbano, com o objectivo de melhorar o ambiente urbano e revitalizar as cidades.

Uma vez que os respetivos avisos de concurso, decorrem em contínuo, na segunda fase, que encerrou no passado dia 29 de Julho, deram entrada mais 20 candidaturas, que ascendem a um investimento total de 6,6 milhões de euros e um cofinanciamento FEDER de 5,6 milhões de euros, e já se encontram em apreciação técnica.