Elvas celebra Dia do Combatente e recorda Batalha de La Lys

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinalou esta terçaa-feira, 9 de abril, os 106 anos da Batalha de La Lys e o Dia do Combatente, numa cerimónia junto ao monumento aos Combatentes da 1ª Grande Guerra.

A iniciativa, que contou com a presença de entidades militares e civis, serviu, uma vez mais, para recordar os combatentes que tombaram nesta guerra.

Esta, assegura o presidente do núcleo, o sargento-môr José Miguêns, é uma cerimónia alusiva a uma “data muito marcante para os combatentes”. “Hoje é o Dia do Combatente, é uma recordação de todos aqueles que, desde a nacionalidade, deram a sua vida ou o melhor de si pela pátria”, adianta.

Contar com a presença de militares nesta cerimónia, dada a participação do Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz, diz José Miguêns, é “sempre muito importante”. “A confirmação da presença militar só a recebi há poucos dias, mas é sempre uma satisfação enorme contar com a presença de militares na nossa cidade-quartel”, acrescenta.

Para o comandante do RC3, o Coronel de Cavalaria Lourenço Simões de Azevedo, é “sempre importante as Forças Armadas estarem associadas a todos os eventos que relembrem os feitos heróicos dos nossos antepassados”. Esta cerimónia “singela”, diz ainda o Coronel, serve para lembrar “duas coisas”: por um lado, os militares e civis que “deram a sua vida pela defesa da pátria, ao longo de nove séculos de história”; e, por outro, todos aqueles que são ou foram combatentes.

O Município de Elvas fez-se representar nesta cerimónia pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, que lembra “a importância de se manter viva a memória dos que lutaram e que defenderam o país, para que hoje possamos gozar daquilo que é um pleno direito de todos os portugueses: da liberdade”.

No decorrer da cerimónia, e após as alocuções e a deposição de flores junto ao monumento, foram atribuídos testemunhos de apreço aos sócios com 25 e 50 anos e entregues medalhas comemorativas a dois combatentes da Guerra do Ultramar. Depois da cerimónia, teve lugar um almoço convívio alusivo a este Dia do Combatente, num restaurante do concelho de Elvas.