Crianças de Campo Maior celebram 25 de Abril em encontro de atletismo

Quase 500 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo de Campo Maior participaram, na manhã desta terça-feira, 23 de abil, num encontro infantil de atletismo, que serviu de mote, por um lado, para dar seguimento às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na vila, mas também para marcar o arranque da Escola de Atletismo, no Estádio Capitão César Correia.

Lembrando que esta iniciativa parte do grupo Campo Maior Trail Runners, com o apoio de diversas outras entidades, como a própria autarquia, o presidente da Câmara Municipal, Luís Rosinha, assegura que o importante é “promover a atividade desportiva junto dos mais novos”.

Agradecendo ao Campo Maior Trail Runners, uma vez que “têm tido este tipo de ideias de incentivo à prática desportiva, sobretudo na parte do atletismo”, Rosinha adianta que este encontro infantil resulta de uma “série de vontades” para que os mais novos percebam a necessidade de praticar desporto, deixando de lado, por momentos, “os videojogos e os tablets”.

Já Carlos Pepê, do Campo Maior Trail Runners, revela que este encontro infantil resulta de um trabalho de união das “forças vivas da terra”, que mostra que Campo Maior “é melhor quando todos estão unidos”. Desde logo, associou-se o Sporting Clube Campomaiorense, “que tem a gestão do estádio”, e que já no passado tinha tido um circuito de manutenção, agora adaptado a um espaço de corrida, para o primeiro ciclo. Foi também adaptada a antiga pista de radiomodelismo, que agora é um circuito de atletismo destinado às crianças do pré-escolar e que foi inaugurado esta manhã.

Com a iniciativa, em que participaram 475 crianças, diz ainda Carlos Pepê, procurou-se também passar aos mais novos os valores de Abril. “Nós queríamos é que eles viessem conviver, nesta que é a festa da liberdade, mostrar que a liberdade é tudo isto: é estarmos juntos, trabalhar coletivamente para o bem comum, que o 25 de Abril se comemora todos os dias, a correr, a saltar, a brincar e a sermos livres na nossa expressão”, adianta.

Também hoje foi aberta, oficialmente, a Escola de Atletismo de Campo Maior: um projeto através do qual todos os alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo podem praticar a modalidade, no Estádio Capitão César Correia. “Estamos a trabalhar com todas as escolas do concelho, com o objetivo de perpetuar este trabalho semanalmente, sendo que os professores podem agendar connosco e vir aqui durante as manhãs”, explica ainda Carlos Pepê.

Presente neste encontro infantil esteve Silvério Manso, da direção Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, que revela que a intenção é que este tipo de eventos se estenda a cada um dos concelhos do Alto Alentejo. “Tem de se começar na base, como se viu hoje, aqui em Campo Maior. Com estes eventos eles começam a aderir com maior facilidade, não só ao atletismo, mas também aos outros desportos”, revela, dando conta, apesar de existirem cinco pistas de atletismo no distrito, “a nível da base, quase que não há trabalho”. Nesse sentido, e porque é por aqui que “se tem de começar”, Silvério Manso dá os parabéns ao Município de Campo Maior pela realização deste encontro e pela promoção da Escola de Atletismo.

Este evento, contou, para além do Município de Campo Maior, do Campo Maior Trail Runners e do Sporting Clube Campomaiorense, com a organização do GEDA, do União Futebol de Degolados, da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, do Centro Educativo Alice Nabeiro e da Santa Casa da Misericórdia.