Concurso de Poesia em Elvas aceita poemas em três línguas

O Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, em parceria com a Associação Juvenil ARKUS, realiza a 25ª edição do Concurso de Poesia.

Trata-se uma iniciativa que se destina a várias faixas etárias, “começando no 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, ensino secundário e também a todos os seniores que queiram participam, enviando no máximo três poesias, ficando habilitados a ganhar um prémio,” como revela Cláudia Serra, da Associação Juvenil

Já o professor Carlos Beirão, presidente da ARKUS afirma que “este é o concurso de poesia escolar mais antigo do país e estamos a inovar, porque vamos aceitar poemas não só em português, mas também em espanhol e inglês, e pretendemos continuar a espalhar este concurso, não só em toda a estremadura espanhola, já chegámos a Sevilha, a nível nacional e regional também já estamos a sair fora do distrito de Portalegre, ou seja, queremos que este seja um concurso cada vez mais internacional e mais nacional”.

Este concurso foi criado com o objetivo de “fomentar o gosto pela poesia”, acrescenta Carlos Beirão, adiantando que “graças a isso têm aparecido grandes poetas e grandes poetisas e é uma forma de os levar a gostar mais desta matéria”.

As poesias podem ser entregues até dia 31 de março, na biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II ou, para o email arkus.ajuvenil@gmail.com.

Cada poesia terá de ter um pseudónimo. O júri é composto por professores de vários pontos do país e os prémios, três por cada ciclo de ensino e também a nível sénior, serão entregues numa sessão solene a realizar no mês de maio.