Sem o apoio prometido, Câmara de Arronches recupera o que as cheias estragaram

As inundações de dezembro do ano passado resultaram em danos avultados em vários concelhos do Alto Alentejo, como é o caso de Arronches, onde, por esta altura, ainda decorre um conjunto de obras, no sentido de se repor tudo o que as cheias danificaram.

Intervenções como aquela que, através do trabalho dos funcionários do município, ainda está a ser levada a cabo no troço do passadiço entre o Ponte do Crato e o Porto Manes, na zona das piscinas, explica o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, fazem-se sem o prometido apoio do Governo. “Logo nos dias seguintes à tragédia que nos aconteceu, iniciámos essa reparação, por administração direta e estamos a repor aquilo que a cheia danificou. Estamos quase a concluir”, assegura, revelando ter esperança que as candidaturas aos apoios possam ser abertas, para que a autarquia possa ser ressarcida.

Com outra obra a decorrer no parque de autocaravanismo, que foi também afetado pela intempérie, João Crespo explica que se vai aproveitar a oportunidade para integrar, através de um protocolo, aquele espaço na rede de oferta da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. “Terá que passar a haver um pagamento para se aceder a essa área, mas é o normal, para fazer face às despesas que aquele espaço também dá”, acrescenta. Por outro lado, o autarca considera que, com isso, conseguir-se-á uma maior divulgação e, consequentemente, atrair mais pessoas a Arronches.

Por iniciar, explica ainda João Crespo, está a obra de reconstrução dos passadiços, que liga a ponte do Crato à ponte de Santa Maria. “É provável que nesta fase todas as estruturas que eram em madeira não sejam agora reconstruídas, porque temos de avaliar muito bem o que vamos fazer naquele local, porque os caudais das ribeiras, em alturas de muita chuva, são muito fortes e danificam essas estruturas”, diz ainda.