“Se querem terminar com as touradas, tenham coragem política”, diz Rondão

Um grupo de 40 autarquias, que se intitulam de Municípios com Actividade Tauromáquica da Associação Nacional de Municípios (ANMP), apresentou um comunicado a manifestar o “seu profundo desagrado” contra a aprovação dos 16 anos como idade mínima legal para se assistir a touradas.

Da lista dos 40 municípios, faz parte o de Elvas. Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, diz que “se querem terminar com as touradas acabem com elas de uma vez por todas e tenham essa coragem política. Não queiram referir-se agora à idade para, a pouco e pouco, acabarem com uma tradição tão grande que existe no nosso país, tal como no nosso concelho”.

“Enquanto cidadão, sou um aficionado das touradas e estarei sempre ao lado daqueles que querem continuar a usufruir de uma tradição tão grande que existe no nosso país. Claro que, enquanto representante do poder local, se a Assembleia da República impuser leis, terei que as aceitar. Aceito-as mas não concordo”, sublinhou Rondão Almeida.

De recordar que o Governo aprovou um Decreto-Lei “que altera a classificação etária para assistir a espetáculos tauromáquicos, fixando-a nos maiores de 16 anos, à semelhança do que acontece para o acesso e exercício das atividades de artista tauromáquico e de auxiliar de espetáculo tauromáquico”. A idade limite era de 12 anos.