Pandemia condiciona voluntariado no Hospital de Elvas

liga amigos hospitalA Liga dos Amigos do Hospital de Elvas, que tem voluntários que, normalmente, ajudam nas refeições e higiene dos utentes do hospital, vê agora a sua atividade condicionada, devido à pandemia.

Abel Cortes, presidente da direção da Liga explica que, “tendo em conta a situação pandémica que vivemos, o voluntariado no Hospital é muito reduzido, e restrito, algo com o qual concorda, de forma a salvaguardar a saúde e a vida dos utentes e voluntários”.

São cerca de 15 os voluntários que fazem parte da Liga dos Amigos do Hospital de Elvas, que auxiliavam, na alimentação e higiene dos utentes, no entanto muitos deles, “já têm uma certa idade e e por isso nem todos estão ao serviço, devido à covid-19”. O presidente da direção da liga adianta que “independentemente dos serviços limitados, não devemos interferir onde não temos conhecimento”, referindo-se ao novo coronavírus.

Abel Cortes explica ainda como é que as pessoas podem ser voluntárias da liga. Basta “dirigirem-se à sede da liga, na Rua de Olivença nº17, entregar determinada documentação, e terá uma formação profissional para poder fazer voluntariado, de forma a ter conhecimento do que é permitido e autorizado fazer no voluntariado, depois disso terá direito a bata e identificação, para que no Hospital saibam que é voluntário”.

Liga dos Amigos do Hospital de Elvas, localizada na Rua de Olivença, conta com cerca de 15 voluntários que, devido á pandemia, veem a sua atividade condicionada.