Num total de seis quilómetros, foram 44 os participantes na Caminhada das Linhas de Elvas, que ligou o Forte da Graça ao Forte de Santa Luzia, nesta manhã de domingo, 7 de novembro. Esta caminhada insere-se no 1º Festival de Caminhadas TransAlentejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo.
O grupo de Caminhadas Bora lá Elvas, Do Grupo Desportivo Ialbax participa na iniciativa com 15 atletas. Manuela Baptista, do grupo, adianta que não poderia deixar de participar, na iniciativa, porque “logicamente se há uma caminhada dentro do nosso concelho, com esta importância, tínhamos que estar presentes, para dar valor ao que é nosso, ao nosso património lindíssimo”, e a seu ver este percurso, que já está marcado há algum tempo, serve para “valorizar o que é de Elvas”, revela ainda.
Já Arminda Aranha, membro deste de Grupo de Caminhadas, refere que já conhece o percurso e já o fez várias vezes, mas esteve presente porque para si, “é um vício caminhar”.
Por outro lado, Eugénio Leitão, não faz parte de nenhum clube desportivo e participou na caminhada com a sua esposa, porque este é um percurso que desconhecia e enaltece o facto de ligar os dois fortes da cidade. “Faço bastantes caminhadas dentro de Elvas e este percurso ainda não conhecia, e por isso, era interessante e sendo entre fortes, dois monumentos tão importantes gostava de conhecer, para depois quando vamos dar uma volta o podermos fazer”.
No final da caminhada das Linhas de Elvas, que integra o 1º Festival de Caminhadas TransAlentejo, os participantes terão oportunidade, de numa visita guiada, conhecer o Forte Graça.