Feira medieval e Ibérica de Avis termina este domingo

A Feira Medieval e Ibérica de Avis termina este domingo, 15 de maio, para o qual está preparada uma vasta programação.

O certame tem início às 12 horas com a leitura do Auto de abertura da Feira, no Terreiro do Convento.

Às 14.30 horas tem lugar o Cortejo pela Consagração do Cavaleiro Infante D. Fernando como regedor e governador vitalício do Mestrado de Avis pela Bula Sincere Devotiones de Eugénio IV (1434).

Pelas 15 horas, decorre a confirmação dos bens doados ao Comendador de Coruche, Diogo Lopes de Brito, dos Casais da Milícia que este explorava em Benavente, pelo Infante D. Fernando, no Terreiro do Convento.

Já às 16 horas é exibido o filme “a vila medieval e há contos para as crianças, com atividades pedagógicas, no Centro Interpretativo da Ordem de Avis.

Já o torneio de armas a cavalo, organizado pelo Infante D. Fernando, procurador da Ordem de Avis, para apuramento do novo Comendador-mor, Garcia Rodrigues Sequeira, e confirmação das terras de Alcanede, está marcado para às 17 horas, noTerreiro do Convento.

Às 18.30 horas é recriada a resposta favorável pelo papa Eugénio IV, que dá a súplica do Mestre de Calatrava, solicitando a restituição dos direitos de visita sobre Avis, gerando onda de revolta na população (1436), no Terreiro do Convento.

Os Filhos do Rei e o Anúncio do Tratado de Paz em Medina del Campo (1431) ), tem lugar no Terreiro do Convento, às 19.30 horas, sendo que meia hora mais tarde, às 19.30 horas, há a recriação de D. João I e a traição de Vasco Porcalho, Mestre da Ordem de Avis, à causa castelhana.

O certame encerra às 21.30 horas, mas antes, às 21 horas há teatro de fogo, oferecido por D. Lopo Dias de Sousa, da Ordem de Cristo, renovando os votos de apoio a D. João I, no Terreiro do Convento.