A importância dos rins no “De Boa Saúde”

DrPintaoCarlosFalcato.jpgOs rins têm um papel muito importante no nosso organismo e, quando deixam de realizar a sua função, há várias consequências.

Os rins desempenham diversas funções, entre as quais filtrar e eliminar, através da urina, substâncias tóxicas. Assume-se como “um órgão de filtragem, onde são eliminadas diversas substâncias que estão a mais no organismo, sendo por isso fundamental”, diz o médico Pintão Antunes.

O médico Pintão Antunes refere que, “são várias as patologias que podem comprometer a função dos rins. Como pedra nos rins, em que a pessoa tem cólicas, e pode entupir o rim, o que faz com que pare de funcionar”.

Os maus hábitos de vida podem levar ao agravamento da função renal, podendo desencadear doenças mais graves, como insuficiência renal, que pode ser classificada como aguda ou crónica.

E, são vários os fatores que contribuem para o mau funcionamento dos rins, como por exemplo, uso abusivo de anti-inflamatórios e antibióticos; ingerir pouca água ; fatores dietéticos; doenças crónicas tratáveis, como diabetes e a hipertensão arterial.

A importância dos rins e o seu funcionamento são tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir hoje, na emissão, às 19.30 horas.