Hoje é dia Mundial da Meteorologia

Hoje, dia 23 de março, celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. Uma data instituída pela Organização Meteorológica Mundial em 1950.

Esta data pretende levar a população a refletir sobre questões “como as alterações climáticas, bem como a poupança de água, mas também demonstrar a importância da meteorologia, no dia a dia de todos, desde a agricultura ao turismo, por exemplo”, como revela Luís Mestre, responsável pela Meteo Alentejo.

Luís Mestre explica ainda que as previsões meteorológicas são feitas com recurso a “modelos numéricos e matemáticos que permitem prever os centros de alta e baixa pressão, que é o que condiciona o estado do tempo e, daí resulta a chuva ou sol e tempo quente e seco, e a partir desses dados faz-se a previsão mais detalhada e resumida para o utilizador comum”.

O responsável pela Meteo Alentejo recorda à população que esta rede meteorológica, criada por si, conta com previsões em tempo real e está disponível nos concelhos da região Alentejo.

Dia Mundial da Meteorologia que se assinala hoje celebrando esta área de conhecimento que pretende aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos.