Município quer realizar formação para nadadores-salvadores em Elvas

A contratação de nadadores-salvadores para a presente época balnear, demonstrou-se um problema para vários municípios, a nível nacional, nomeadamente para reabertura das piscinas municipais.

Em Elvas esse não foi o caso, mas o vice-presidente da Câmara, Hermenegildo Rodrigues, revela que esta situação se deve, essencialmente à pandemia, uma vez que durante esse período “não existiu formação de nadadores-salvadores, por parte do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN)”.

Segundo o vice-presidente, “o que despoletou essa situação foi o aproximar da época balnear e não haver capacidade de resposta, nem nadadores-salvadores suficientes nas praias e, em maio/junho as licenças válidas terminaram, e para fazer face à incapacidade de fazer novas formações, o ISN prorrogou essas mesmas licenças até ao final de 2022”.

Hermenegildo Rodrigues explica que, e apesar de a piscina de Elvas ter três nadadores-salvadores, em regime de avença, o município pensa já, e “com uma abertura muito grande por parte da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, que de 1 a 15 de setembro, seja ministrado um curso pelo ISN, com formadores credenciados, de forma a termos respostas capazes, no futuro próximo, e outra capacidade de resposta, para situações pontuais que nos possam ocorrer”.

O vice-presidente acrescenta que não é fácil celebrar contratos com nadadores-salvadores, uma vez que as licenças podem não estar válidas nos anos seguintes, tendo em conta que os cursos não são fáceis. “Já pensámos em fazer um contrato com os nadadores-salvadores, mas corremos o risco de não terem capacidades, porque o curso é intenso e rigoroso”, e quem não conseguir cumpri-lo, “não lhe é atribuída ou não lhe é renovada a licença, pelo que é muito difícil nós estarmos a contratar alguém com essa finalidade, sabendo que no final do ano pode não conseguir ver a licença renovada”.

Para o vice-presidente, “é sempre mais fácil ser em regime de avença, com o propósito de fazerem a apresentação de licença válida, que pode ou não ser renovada, mediante a apresentação dessa revalidação de curso”.

Município de Elvas, que pretende realizar um curso de nadadores-salvadores, em Elvas, no mês de setembro, promovido pelo Instituto de Socorros a Náufragos.