Obra do corredor verde, em Badajoz, terá 330 metros de muro e dois hectares

elperiodico
Foto: El Periodico Extremadura

O projeto do Corredor verde na Calle Stadium, em Badajoz, irá transformar-se brevemente numa realidade.

A ação, com um investimento de 2,7 milhões de euros (1,7 a cargo da Edusi e os restantes por fundos municipais), irá abranger 330 metros lineares de muralha e uma área de cerca de 20 mil metros quadrados entre o parque Puerta Pilar (Salto del Caballo) e o dos Sítios, transformando radicalmente este ambiente para recuperar e valorizar as “pegadas” dos elementos que constituem o sistema de fortificação baluarte, integrando este espaço com o parque Puerta Pilar (Salto del Caballo) e o parque dos Sítios.

Para tal, será recuperado o nível original dos fossos, expondo a parte da muralha que agora permanece enterrada (cerca de 2 metros). A Rua Hermanos Merino, que vai da Ronda del Pilar à Rua do Estádio, vai desaparecer. A Rua do Estádio permanecerá aberta ao tráfego rodoviário, mas terá terreno asfaltado e serão plantadas árvores.

Também serão demolidas as velhas instalações desportivas, que até há poucos dias eram utilizadas pela Adeba, como estacionamento, que se encontram anexas à fortificação abaluartada, na zona que une o bastião de São Roque ao de Santa Maria, e com muro perimetral em as seções das ruas Estádio e Hermanos Merino.

Toda a área será coberta por relvado e serão montados percursos lineares que unem pontos de referência no interior da fortificação. O que não está previsto é nem plantar árvores nem ter qualquer tipo de instalação de uso público neste espaço verde.

O principal objetivo deste projeto é recuperar o máximo possível do sistema de fortificação com bastião e dar continuidade ao fosso, onde está instalado o corredor verde. A previsão do Ayuntamiento de Badajoz é que as obras possam ir a concurso público dentro de algumas semanas e serem adjudicadas num curto espaço de tempo, pois devido às características da execução do concurso, apenas as empresas credenciadas podem participar no intervenções singulares no património histórico. A intenção é que as obras, caso não haja imprevistos, sejam concluídas em dezembro de 2022. O prazo de execução será de 18 meses.