Criada Plataforma de Reflexão de Dadores de Sangue e Medula Óssea

sangueA Plataforma de Reflexão de Dadores de Sangue e Medula Óssea Independentes foi criada ontem, terça-feira, dia 18 de novembro, com o intuito de ser apenas uma plataforma de conversação, estudo de ideias e análise entre os dadores e a tutela.

Comunicado:

“Esta Plataforma de Reflexão, é um círculo de Dadores de Sangue e de Medula Óssea Independentes, que nada tem de comum com as estruturas federativas existentes, nem em momento algum se tornará numa terceira Federação.

Esta Plataforma como o seu título indica será de reflexão, estudar ideias, analisar o estado actual da dádiva de sangue e medula óssea, procurar soluções e apresentar junto das Entidades Oficiais as conclusões.

Esta Plataforma sendo independente acolherá todos os Dadores de Sangue e Medula Óssea no activo ou já fora do circuito de doação igualmente independentes, assim como as instituições que promovem a dádiva de sangue, sem qualquer protagonismo pessoal, mas sim tendo como meta final a Solidariedade junto dos dadores de sangue e doentes. Estão inseridos neste grupo igualmente os Lions Clubes, Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, Clubes Rotários, Bombeiros, instituições de Empresa, Promotores da Dádiva, Centros Paroquiais e Personalidades que já deram provas dentro da Área da Dádiva de Sangue e Medula Óssea.

Nesta Plataforma, a independência de cada membro será total desde que impere sempre a transparência, a seriedade e a vontade de tornar a Dádiva de Sangue uma força comum a todos, junto da sociedade.

Esta Plataforma tem também por finalidade dar voz, a todas as instituições que militam no associativismo da Dádiva de Sangue, mas que sempre se mantiveram em silêncio, por não se reverem nas instituições federativas existentes.

Esta Plataforma que agora se apresenta á sociedade, a breve prazo tomará a forma de suporte jurídico apropriado, afim de ser credibilizada junto das entidades oficiais. Nessa data a sua denominação oficial será definitivamente a seguinte: “Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea”.

Reitera-se a informação, que esta Plataforma nunca será instituída como Federação ou Confederação, sendo o seu propósito a independência total, pois só assim se poderá dialogar de igual para igual junto das Instâncias Oficiais, tornando-se um pólo de equilíbrio entre o Dador e a Tutela.

Esta Plataforma é extensiva a todo o território nacional e se fará representar nas Convenções Nacionais de Dadores de Sangue.

O presente comunicado é subscrito por:

José E. Sousa Passos, detentor do CNDS nº. 258930

Manuel Almeida, detentor do CNDS nº. 136940

António Cardoso M. Soares, detentor do CNDS nº. CNDS 867049

Manuel Costa

Fernando Martins, detentor do CNDS nº. CNDS 260370

Manuel Marques, detentor do CNDS nº. CNDS 258686

António Francisco, detentor do CNDS nº. CNDS 867022

Delfim Gonçalves Mendes, detentor do CNDS nº. CNDS 37648

Maria Emília Gonçalves Salgueiro, detentor do CNDS nº. CNDS 10205

Filipe Mendes Pinto, detentor do CNDS nº. CNDS 260184

Joaquim M. C. Carlos, detentor do CNDS nº. 128718”