Florival Cirilo: Zona de Lazer e de Atividades Desportivas dá a conhecer “essência e cultura da região”

DSC_0106A Zona de Lazer e de Atividades Desportivas e Tradicionais em Degolados está praticamente concluída, faltando apenas alguns pormenores.

A Rádio Campo Maior visitou este espaço que, anteriormente dava lugar a um olival, agora transformado, numa zona de lazer, mas sem perder a identidade e as tradições que o caracterizavam.

Florival Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados revela que tendo em conta a pandemia, “os procedimentos estão a ser desenvolvidos de forma a lenta, e assim que a pandemia o permita será inaugurado”. O objetivo deste espaço foi também “fazer uma ligação entre a parte nova e parte antiga de Degolados, para que os jovens se fixem nas zonas mais antigas e as valorizem”.

O presidente da Junta adianta que este espaço, que conta com um circuito de água, devidamente identificado e com uma pequena explicação pretende “dar a conhecer aos jovens a essência e a cultura da região, tendo por isso, poços, o percurso da água que transmitem transparência e tranquilidade, que é o que as pessoas procuram, um ambiente calmo e tranquilo”.

Este espaço conta também com dois espaços para jogos tradicionais, uma vez que como revela Florival Cirilo, “as suas gentes estão muito ligadas a este tipo de jogos”. Por isso, há um campo para o jogo da malha e outro para petanca.

É pretendido ainda criar “um percurso em volta do espaço, para caminhadas e um outro espaço com aparelhos fitness para que as pessoas pratiquem desporto ao ar livre, que é o que todas as pessoas gostam”.

A população tem já usufruído do espaço, e para Florival Cirilo é um orgulho “ouvir o feedback positivo por parte das pessoas, uma vez que este espaço resulta de um esforço foi criado em prol da população”.

 A zona de Lazer e de Atividades Desportivas e Tradicionais em Degolados e que está praticamente concluída resulta de um investimento de aproximadamente 200 mil euros, financiado a 50% pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014/2020, através do FEADER, com os restantes 50% a serem assegurados pelo Município de Campo Maior.