CPCJ de Campo Maior apresenta resultados do projeto Adélia, a nível local

Cartaz Programação Mês de AbrilO Diagnóstico local do Projeto Adélia, um projeto que tem como objetivo elaborar um Plano Local dos Direitos das Crianças e dos Jovens, será apresentado amanhã, sexta-feira, dia 30, pela CPCJ de Campo Maior.

A adesão da Comissão a este projeto aconteceu no final de 2019, com o objetivo de elaborar este diagnóstico local, no âmbito da infância e juventude. “Têm sido aplicados diversos instrumentos, como recolha de informação, e um deles é a dinamização de Focus Grup”, explica Letícia Garcia, presidente da CPCJ de Campo Maior.

“Foram vários os Focus Group desenvolvidos, que representassem a comunidade, da sociedade civil, educação, saúde, ação social, dos jovens, no caso da segurança pública, foi uma entrevista dirigida ao comandante do Posto Territorial da GNR de Campo e um grupo de poder local”.

As sessões foram realizadas online, com uma metodologia qualitativa, que pretende auscultar todos os participantes, especificando os fatores de risco e de proteção, que existem na comunidade de Campo Maior. Todas as entidades e pessoas que participaram a título individual colaboraram com a CPCJ nestas ações, refere Letícia Garcia.

A presidente da CPCJ adianta que “agora é dar a conhecer os resultados da metodologia, e assim, esta apresentação consiste na apresentação do diagnostico local”. “Temos muitos outros instrumentos, uns já foram aplicados outros estão a ser desenvolvidos, como inquéritos às famílias, entidades locais, aplicados à população escolar, a crianças do pré-escolar, com apoio das educadoras, assembleias de jovens, entre 10º e 12º anos, que vão contribuir para um diagnostico local que será o documento final”.

Letícia considera que “é importante a comunidade local conhecer os resultados desta metodologia nos Focus Gruop, uma vez que este é um trabalho conjunto entre a CPCJ e todas as entidades locais, na promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens”.

“Depois de identificar os problemas/fatores de risco na comunidade serão definidas as áreas de intervenção prioritárias, que estarão no plano local dos direitos das crianças”. E, este plano deve ser abraçado por todos, adianta a presidente da CPCJ de Campo Maior, uma vez que “que resulta de um esforço conjunto para minimizar os fatores de risco e problemas que sentimos que existem na comunidade, e só intervindo de forma conjunto é que é possível mudar alguma coisa”.

Resultados do Diagnóstico do Projeto Adélia que serão apresentados amanhã, em Campo Maior. Este projeto, promovido pela Comissão Nacional contou com a colaboração da Rede Europeia Anti pobreza.