Comunidade Escolar de Campo Maior convidada a dar uso ao telemóvel com criatividade

“Um olhar sobre o meu dia-a-dia” é o concurso de fotografia que está a decorrer no agrupamento de Escolas de Campo Maior, numa iniciativa que engloba os alunos de todos os anos de escolaridade, assim com o pessoal docente e não docente.

Ana Golaio, adjunta da direção do agrupamento e uma das responsáveis pelo projeto revela que o concurso surge pelo facto de, no final do 1º período constatarem que “os alunos estavam constantemente a mexer nos telemóveis, mensagens TikTok e entretanto surgiu a ideia de fazer o uso proveitoso do telemóvel, também inserido no programa Mais Sucesso escolar do qual o agrupamento faz parte”.

Para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo as fotografias devem ser tiradas acompanhadas de um adulto, pelo encarregado de educação por exemplo, sendo esta “uma forma de passarem tempo de convívio com os filhos e de, em conjunto, possam fazer e captar momentos do dia a dia”. Estas fotografias devem ser tiradas com o telemóvel, com o objetivo de que surjam fotografias originais e criativas, uma vez que a qualidade da mesma não está em questão, nem será avaliada”.

Relativamente aos prémios, a adjunta da direção do agrupamento revela que as dez melhores fotografias, na categoria do pessoal docente e não docente, recebem livros de autores portugueses, já nos restantes anos de escolaridade, os dez alunos com a melhor fotografia recebem um smartwatch.

Do júri fazem parte a Associação de Estudantes, pessoal da direção, o técnico no programa Mais Sucesso Escolar, professores de Educação Visual e da Associação de Pais, sendo esta uma forma de a comunidade utilizar o telemóvel, mas “de uma forma criativa”.

Ana Golaio revela ainda que a ideia “é que os alunos pensem no telemóvel, de uma forma positiva, sendo que as fotografias devem ser alusivas ao seu dia a dia e não são permitidos rostos nem fotografias dentro dos recintos escolares”.

O mais importante, revela ainda Ana Golaio, é que os alunos estejam “atentos ao que os rodeia, vendo no seu dia a dia diversas formas de arte, promovendo ainda o convívio familiar, no caso dos mais novos”.

O concurso de fotografia “Um olhar sobre o meu dia-a-dia” decorre até dia 9 de fevereiro, sendo que os resultados são conhecidos numa cerimónia, se a pandemia o permitir, para entregar os prémios, e é ainda objetivo imprimir algumas das fotografias para expor no Agrupamento de Escolas.