Inalentejo apoia IPSS da regiãos

AssinaturaProtocolo1A Coesão Social a nível regional é uma das áreas que o INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013 reconhece como prioritária em termos de apoio, para o que tem vindo a disponibilizar um conjunto de apoios, colaborando com as instituições que trabalham nesta área.

Dando continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido, procedeu à assinatura de mais 27 contratos de financiamento, com um montante total de investimento 8,9 milhões de euros e comparticipação comunitária FEDER de 7 milhões de euros. O investimento médio por projecto é de cerca de 330 mil euros, o que revela a racionalidade dos investimentos a realizar.

Estes projectos abrangem toda a área territorial da região Alentejo e uma diversidade de instituições em que se incluem Lares de Idosos, Apoio domiciliário e social, Creches, Centro de Actividades e ATL, Centros de apoio e Residências para pessoas com deficiência e crianças em risco, e são concedidos no âmbito do Regulamento Específico ‘Equipamentos para a Coesão Local’.

Com estes novos apoios, pretende-se reforçar a rede de equipamentos que contribuem para a inclusão de grupos sociais ou etários específicos, entre os quais relevam as crianças e jovens, os idosos e as pessoas com deficiência.

Globalmente, o INALENTEJO já concedeu a este sector apoios no montante total de investimento de 51 milhões de euros e comparticipação financeira comunitária FEDER de 42 milhões de euros.

Num tempo de grande exigência na defesa de prioridades e atribuição de meios financeiros na região Alentejo, tem-se procurado e conseguido conciliar a diversidade de investimento, agentes e abrangência territorial. Os apoios destinados à área da coesão social e local são bem o exemplo desta preocupação. Num esforço de aproximação, tem sido desenvolvido um trabalho importante com estas entidades, com concretização real na tipologia e montantes de apoios públicos atribuídos.

Contudo, a colaboração vai para além dos apoios financeiros, assentando na partilha de ideias e objectivos sociais, num estreito contacto e articulação de missões temos agora a oportunidade de apresentar uma Exposição ‘Tradições e Saberes do Alentejo’, que se encontra patente ao público na Galeria de Exposições da CCDRA, e que resulta da colaboração com estas entidades, mediante a cedência para o efeito de trabalhos realizados pelos utentes das suas instituições.