GNR reforça patrulhamento e vigilância da floresta

GIPS

A previsão para os próximos dias é de continuação do tempo quente e seco, e em virtude disso a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai manter ativo o seu reforço de patrulhamento e de vigilância nas zonas florestais.

Estas ações têm o objetivo de detetar e dissuadir práticas de uso do fogo que possam contribuir para o aumento do risco de incêndio florestal, designadamente ao nível de queimadas e da utilização de maquinaria em áreas agrícolas/florestais.

Em resultado das festividades próprias desta altura do ano, o efetivo da GNR está a fazer contactos com as diversas Comissões de Festas, no sentido alertar para o cumprimento rigoroso da proibição da utilização de foguetes e apelar à contenção do uso do fogo em espaços rurais.

Durante o ano de 2016, foram identificadas 298 pessoas e detidas dez pelo crime de incêndio. Foram ainda participados a tribunal 3 008 autos de notícia pelo mesmo tipo de crime.

A GNR tem ativa a Operação “Ignição Zero”, que tem por finalidade sensibilizar e fiscalizar a limpeza dos terrenos junto às habitações e estradas, em cumprimento da legislação que regula esta matéria. Em 2015, foram fiscalizados 470 565 terrenos, valor que aumentou significativamente este ano, tendo sido já fiscalizados 3 088 483 propriedades, em que foram identificadas 20 618 situações de potencial infração.