Elvas: 48 postos de trabalho em risco

EstradaNacional4

As obras na Estrada Nacional 4 (EN4), entre a rotunda do Forte de Santa Luzia e as Sochinhas, em Elvas, estão a limitar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e  podem colocar em risco 48 postos de trabalho. O acesso aquela zona comercial, que anteriormente era direto para quem circulava na EN4, agora implica uma maior deslocação e uma rotunda, o que representa um desvio de cerca de 1400 metros.

A administração do espaço já fez saber que “disponibilizou os terrenos da zona envolvente para a construção de uma rotunda que permitisse o acesso mais direto à zona comercial. A proposta foi colocada de parte pela autarquia com a garantia de que nenhuma rotunda iria servir diretamente os espaço comerciais”. A nossa reportagem esteve no local e registou as preocupações de quem ali trabalha. São 48 postos de trabalho e os funcionários dizem temer pela continuidade e sobrevivência daquela zona comercial devido à “diminuição do número de clientes”.

Ouvir aqui a reportagem da Rádio ELVAS

José Conceição, responsável pelo café daquela zona comercial há cerca de 15 anos, refere que “é inadmissivel com a crise que se está a ultrapassar, colocar em risco os poucos postos de trabalho que existem”.

Os comerciantes deste espaço comercial estão descontentes, pois advertem que a “alguns metros mais a baixo está uma rotunda junto a um outro estabelecimento”, situação que, segundo José Conceição, “está a beneficiar diretamente outros interessados”. 

Quando questionado sobre esta situação, Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, referiu que o projeto foi criado “com o intuito de melhorar as condições de segurança para todos aqueles que transitam na EN4, tanto para peões como para viaturas”. O presidente rejeita ainda qualquer proposta de alteração à obra programada.

A obra resulta de um investimento de 4 milhões de euros. A Estrada Nacional 4 vai ser também requalificada no troço entre as Piscinas Municipais e o Bairro Europa num total de 2 milhões de euros.