Centro Interativo da Ruralidade vai nascer em Arronches

FermelindaCarvalho2016RCMO antigo lagar de Arronches vai ser transformado num Centro Interativo da Ruralidade, num investimento de cerca de 800 mil euros, apoiado por fundos comunitários.

Fermelinda Carvalho, presidente do município de Arronches, adianta: “a criação de um museu rural já era uma ideia e uma intenção do município que já tem alguns anos, o município de Arronches é detentor de um grande espólio de máquinas agrícolas, equipamentos, alfaias, utensílios agrícolas e é proprietário de um antigo lagar que está degradado, decidimos recuperar o lagar e criar um museu agrícola. Apresentamos uma candidatura ao PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana, que foi aprovada e graças a isso o museu agrícola vai ser uma realidade”.

Fermilinda Carvalho revela: “o novo museu rural de Arronches é uma homenagem aos agricultores e uma forma de mostrar às gerações mais novas como era a agricultura em outros tempos. O espaço museológico será dinâmico, com novas tecnologias”.

O Município de Arronches já assinou o contrato de financiamento do Plano de Ação e Regeneração Urbana com o Alentejo 2020, no valor de 680 mil euros, e as obras de recuperação do antigo lagar de Arronches irão iniciar-se em breve.