Município de Monforte restaura altares da Igreja Matriz

TrabalhosRestauroMonforte

O município de Monforte e a paróquia monfortense já começaram a realizar os trabalhos de restauro nos Altares da Igreja Matriz. 

Estes trabalhos de conservação e restauro de dois altares da Igreja Matriz de Monforte contam com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e envolvem alunos de vários anos do Curso de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Os alunos inseridos neste projeto de recuperação foram repartidos por grupos e tiveram oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade. 

Gonçalo Lagem, presidente da autarquia local, Mariana Mota, vereadora da cultura do município de Monforte, o padre Joannes e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, Francisco Duarte, já se deslocaram à Igreja Matriz da localidade para conhecer o estado e evolução dos trabalhos. 

O retábulo em talha dourada da igreja, data do terceiro quartel do século XVIII, e está a ser alvo de intervenção de conservação e restauro de forma a restituir a sua leitura original, procedendo a limpezas mecânicas e químicas para remover as tintas que cobrem a folha de ouro e, posteriormente, fixações pontuais de policromia/ouro em destacamento. 

No altar do Sagrado Coração de Jesus, em alvenaria com pintura decorativa a fresco de finais do Séc. XVIII, a intervenção é ao nível da conservação de modo a recuperar o máximo possível da pintura decorativa original, através da remoção mecânica de vestígios de cal e tintas que a cobrem.