O Dia Europeu do Antibiótico assinala-se hoje e no sentido de alertar a população para a utilização inadequada e excessiva de antibiótico, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano tem vindo a realizar uma campanha de sensibilização alusiva ao tema.
A iniciativa é desenvolvida pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e Resistência aos Antimicrobianos da ULSNA, do qual faz parte Rui Farinha, que revela que o objetivo desta campanha é chamar a atenção para o uso abusivo que se tem feito dos antibióticos e as consequências que isso está a ter, nomeadamente, as resistências que muitos antibióticos estão a adquirir.
Podemos correr o risco de qualquer dia os antibióticos não terem os efeito que nós queremos quando precisamos deles, afirma o enfermeiro Rui Farinha.
Esta campanha pretende também alertar a comunidade médica para a prescrição excessiva de antibióticos que podem ser prejudiciais para a saúde por serem também contraproducentes.
Margarida Silva, médica na ULSNA, esclarece que os antibióticos devem ser tomados quando há um infecção bacteriana e após o aconselhamento do médico.
Muitas vezes as pessoas não tomam os antibióticos como devem e muitas vezes não tomam da forma como devem, ou seja, tem que se respeitar a dose, tem que se respeitar o intervalo das tomas, tem de se respeitar o número de dias que foi definido pelo médico; desde que haja um esquecimento de doses ou que não tomem o medicamento durante todo o tempo necessário poderá haver mais persistência (do vírus).
A campanha vai decorrer em Campo Maior e Elvas no dia 24 de novembro.