Skip to content

Música dos elvenses Tranquiliza na banda sonora da novela “A Protegida”

    A ser gravada em Elvas, a novela “A Protegida” da TVI, para além de ter várias paisagens e monumentos da cidade como pano de fundo, conta agora com um outro ingrediente elvense, é que o tema “Quando a Saudade Bate”, da banda Tranquiliza, passou a integrar a banda sonora da produção de ficção da estação de Queluz de Baixo.

    Esta canção, dada a conhecer recentemente ao público, e que conta com a participação especial de Madalena Lisboa, revela Vlad, o teclista da banda, chegou até à novela com a ajuda do vereador Cláudio Monteiro e da Câmara Municipal de Elvas. “Conseguimos contactar as pessoas que estão a gravar ‘A Protegida’ aqui em Elvas e elas ficaram muito interessadas em publicar a nossa música na sua novela”, adianta.

    “Ficámos muito felizes. Como o Márcio está em Lisboa e nós estamos na Terrugem e em Vila Boim, começámos a ligar logo uns aos outros, todos contentes, em videochamada. Foi um espetáculo, porque é a primeira vez que uma música nossa, de uma banda elvense, passa numa novela”, diz ainda Vlad, recordando o momento em que o grupo obteve a confirmação da inclusão do tema na banda sonora de “A Protegida”.  Depois de dado este passo, os Tranquiliza pretendem chegar ainda mais longe: “queremos chegar a qualquer lado, a nível nacional, que seja possível”.

    Em “Quando a Saudade Bate”, as vozes de Márcio Gago e de Madalena Lisboa “unem-se para explorar, de forma profunda, momentos de introspeção, mergulhados numa sonoridade rica em ambientes etéreos que remetem para a saudade”.

    A produção e os arranjos da faixa, que ficaram a cargo de Vítor Silva, produtor reconhecido por trabalhos de excelência na música portuguesa, “elevam a faixa ao nível que o tema merece, criando uma ligação emocional imediata com os ouvintes”.

    “Quando a Saudade Bate” sucede a uma série de lançamentos que têm vindo a consolidar a banda elvense no panorama musical nacional. Depois do álbum de estreia “Não” (2021) e dos singles “Mudar o Tempo” (2022), “Vem” (2023) e “Movimento” (2023), os Tranquiliza continuam a sua ascensão, apresentando um trabalho cada vez mais maduro.

    Os Tranquiliza, que nasceram em Elvas em 2019, são formados por Márcio Gago, na voz e guitarra, João Brinquete, no baixo, Vladlen (Vlad) Grigorovschi, nos teclados, e João Carriço, na bateria.

    Compartilhe este artigo: