GNR regista 69 ocorrências numa semana

GNR-SmboloO Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, entre 10 e 16 de Agosto, 69 ocorrências das quais se destacam sete por crimes contra as pessoas onde estão englobados, três por crime de violência doméstica, duas por crime de ofensas à integridade física simples e duas por crime de injúrias.

Neste período a Guarda Nacional Republicana registou também 15 ocorrências criminais contra o património, 11 por crime de furto, três por crime de dano e uma por crime de burla.

Na área dos crimes contra a vida em sociedade verificaram-se 17 ocorrências, duas por crime de incêndio florestal, seis por crime de condução de veículo com taxa de álcool superior ao permitido por lei, oito por crime de posse de arma proibida e uma por crime de falsificação.

Foram registados dois crimes contra o estado, ambos por crime de desobediência.

No âmbito dos crimes contra animais de companhia, foi registado um crime por maus tratos.

Nos crimes previstos em legislação avulsa há a apontar ainda 27 ocorrências, das quais 25por crime de tráfico e outros crimes respeitantes a estupefacientes, uma por crime de emissão de cheque sem provisão e uma por crime de condução sem habilitação legal.

No mesmo período registaram-se 16 acidentes de viação, dos quais resultaram além dos danos materiais, um morto, três feridos graves e dois feridos leves.

Para além da atividade normal de fiscalização da circulação rodoviária, foram ainda desencadeadas 97 operações especialmente direcionadas para esse efeito em todos os concelhos do distrito de Portalegre, tendo sido fiscalizados 773 condutores/veículos.

Na área dos crimes durante a condução de veículos automóveis, verificaram-se oito ocorrências.

No decorrer destas operações foram submetidos ao teste de alcoolémia 760 condutores, dos quais sete apresentaram valor superior ao permitido por lei. Foram detetadas e autuadas 135 infrações à legislação rodoviária. As infrações mais verificadas dizem respeito ao excesso de velocidade, falta de uso de sistemas de retenção e cinto de segurança, acondicionamento de carga, uso de telemóvel, pneus e falta de inspeção periódica e de seguro obrigatório.

Através dos Núcleos de Proteção Ambiental (NPA) foram detetadas sete infrações: uma respeitante a incêndios florestais, uma de ordenamento do território e cinco ao controlo do saneamento e proteção animal.

A GNR efetuou ainda 48 detenções: quatro por crime de condução de veículo com taxa de álcool superior a 1,20g/l; 33por crime de tráfico e outros crimes respeitantes a estupefacientes; duas por crime de desobediência; oito por crime de posse de arma proibida e uma por crime de condução sem habilitação legal.