Com a atividade da sua Equipa de Intervenção Permanente (EIP) em suspenso, a intenção da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior é que de esta possa voltar ao ativo já em 2025.
O presidente da associação, Luís Fava, à margem das comemorações dos 75 anos da corporação, no passado sábado, 26 de outubro, destacava, em declarações à Rádio Campo Maior, os esforços que têm vindo a ser feitos, para que, no próximo ano, a atividade da EIP possa ser retomada. “Houve aqui um contratempo e temos a EIP em suspensão, mas os funcionários não ficaram desempregados, porque a associação voltou a admiti-los no seu quadro”, adianta. Um dos motivos que esteve na origem desta suspensão da EIP, esclarece o presidente, diz respeito à falta de motoristas de pesados. Nesse sentido, a “associação está disposta a pagar, a quem quiser, a carta de pesados”.
Por outro lado, e ainda que, inicialmente, apenas uma pessoa estava inscrita na Escola de Bombeiros, Luís Fava explica que, entretanto, surgiram mais cinco, pelo que a formação até já se iniciou. De acordo com o comandante da corporação, Pedro Tomé, que considera esta escola “fundamental para o equilíbrio” do efetivo e para dar cumprimento à missão dos soldados da paz, revela que já se realizaram três sessões de formação.
Luís Fava lembra ainda que a direção está agora a conseguir “comunicar com a população”. “Já estamos de braços dados, porque a união fará sempre a força”, diz o presidente da associação, que lembra que o quartel tem estado de portas abertas à comunidade e tem também procurado estar perto das escolas, no sentido de incentivar a população, para que, no futuro, possam existir “mais bombeiros e mais voluntários”.
Os Bombeiros Voluntários de Campo Maior contam agora também três novas ambulâncias, uma delas elétrica, a par de 75 painéis solares. “Costumamos dizer que somos vermelhos por fora, mas verdes por dentro”, remata Luís Fava.
A par da sessão solene, no passado sábado, que contou com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, teve lugar uma homenagem aos bombeiros falecidos, a bênção de novas viaturas, a entrega de condecorações e ainda um desfile motorizado pela vila. De recordar que os Bombeiros de Campo Maior celebraram este aniversário, na terça-feira, dia 22 de outubro, com uma missa em memória dos bombeiros, órgãos sociais e sócios falecidos, na Igreja Matriz da vila.
As imagens das comemorações deste 75º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior para ver na fotorreportagem abaixo: