Governo quer limitar número de alunos no Ensino Superior

alunos-universidadeO Ministério da Educação e Ciência (MEC) quer limitar o número máximo de alunos nos estabelecimentos do Ensino Superior.

O objetivo do Governo passa por encontrar um ponto de equilíbrio entre o número de estudantes e o dinheiro que o estabelecimento de ensino recebe do Estado. Para a tutela, a medida vai ajudar, a médio prazo, a levar alunos para estabelecimentos do Ensino Superior com menor procura.

De acordo com Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a medida vem “devolver alguma estabilidade ao sistema”: as instituições terão de “encontrar uma margem de tolerância, entre um número mínimo e um número máximo de estudantes”. Isto, para que “não continuemos a ter instituições que cada vez mais crescem e outras que vão ficando sem alunos, decorrente da sua localização geográfica”.

No entanto, defende Mourato, “o modelo terá de ser bem estudado, ver qual é a correção dos critérios, o impacto dessas variáveis, terá de ser feita uma análise profunda”. Ainda assim, este modelo, adianta Mourato, “prevê uma questão que há muito o Conselho Coordenados dos Institutos Superiores Politécnicos tem reivindicado, que é a possibilidade de um orçamento de base plurianual e negociado”.