Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se hoje

DiaMundialProtecaoCivil2016O Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se hoje, subordinado ao tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”.

João Costa, técnico de planeamento e sensibilização do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, refere que “este tema pretende destacar o papel fundamental e estruturante das autarquias, em ligação com as populações e com as comunidades, no sentido de se implementarem estratégias que permitam aumentar a resiliência de comunidades e territórios para fazer face aos riscos coletivos”.

Com a comemoração deste dia, a Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) pretende “alertar os cidadãos e consciencializar a população para uma atitude mais próxima e de contacto com os riscos existentes dos seus territórios para que possam adotar uma postura de segurança e proteção”, sublinhou o técnico.

O Dia da Proteção Civil foi instituído, mundialmente, pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e, em Portugal, foi criado por despacho ministerial.