Alter do Chão acolhe apresentação da 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo

A 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), foi apresentada, esta tarde de domingo, 26 de março, em Alter do Chão, sendo que este ano o evento fica marcado pelo regresso do tiro ao alvo, num vasto conjunto de modalidades.

Para o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, para além da prática desportiva, os Jogos do Alto Alentejo permitem o convívio e dão a oportunidade de se conhecer melhor toda a região, sendo, por isso, “um verdadeiro projeto intermunicipal”.

O técnico superior de Desporto da CIMAA, Duarte Claudino, revela que o objetivo dos Jogos do Alto Alentejo “é dar continuidade e adaptar à realidade do Alto Alentejo, onde sabemos que população sénior, temos que fazer mais pelo desporto e saúde dessas pessoas e adaptamo-nos a essa realidade. No total são 30 modalidades, entre aquelas que são dirigidas a pessoas com deficiência, a pessoas sénior e no fundo a toda a população, em geral”. Este ano, depois da pandemia, volta a existir “o tiro ao alvo e futsal em espaço fechado”, acrescenta. Duarte Claudino diz ainda que, apesar de não ser objetivo “ter um desporto para massas” este ano, esperam-se “cerca de quatro mil participantes, em todas as modalidades, sendo que todos os municípios têm muita participação nas diversas atividades desportivas”.

Para Raquel Palmeiro, vereadora no município de Alter do Chão, “é com muito orgulho” que vê a vila acolher a apresentação da edição deste ano dos Jogos do Alto Alentejo, que segundo diz, “vem com a máxima força”.

Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, lembra que se inicia agora mais uma edição do evento desportivo, que chega “a todas as povoações do distrito”. Para Elvas, estão previstas provas de tiro e futsal feminino, sendo que a APPACDM de Elvas irá participar nas atividades de desporto adaptado.

Já oara o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, que lembra o convívio que caracteriza sempre estes Jogos do Alto Alentejo, é importante que a região “se una pelo desporto”.

As diversas modalidades, que compões os Jogos do Alto Alentejo, decorrem entre este mês e julho, em 14 dos 15 concelhos do distrito de Portalegre. Esta é uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.