Cromeleque dos Almendres: iniciados trabalhos de salvaguarda e valorização

Localizado no concelho de Évora, junto à aldeia de Nossa Senhora de Guadalupe, o Cromeleque dos Almendres vai agora beneficiar das medidas de salvaguarda e valorização, através de trabalhos de reposição de solo e coberto vegetal em todo o espaço de implantação do monumento.

Este sítio arqueológico, embora beneficie de um valor patrimonial grande, assim como, de uma dimensão tanto física avantajada, não deixa, no entanto, de ser um elemento frágil, e por isso vulnerável à ação do tempo e do homem, que começa a apresentar inevitavelmente desgaste. Sendo necessária a realização de ações que impeçam este desgaste e contribuam para a sua preservação e salvaguarda.

Neste contexto, foi decidido levar à prática um conjunto de trabalhos preparatórios, que irão otimizar as condições para a implementação do Projeto Global de Salvaguarda e Valorização do Cromeleque dos Almendres, trabalho elaborado em articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e Direção Geral do Património Cultural.

Deste modo, a Câmara Municipal de Évora iniciou o trabalho de salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres, através da reposição de terra de base e posterior sementeira de prado, salvaguardando assim a solidez da implantação dos elementos líticos.

Durante o tempo em que decorrer a ação de espalhamento de terra, sementeira e consolidação do prado, será necessário interditar a circulação no interior do recinto do Cromeleque, prevendo-se a duração aproximada de seis meses.