GNR alerta alunos de Campo Maior para excessos na viagem de finalistas

Um grupo de 43 alunos, da Escola Secundária de Campo Maior, parte na manhã deste sábado, dia 9 de abril, com destino a Punta Umbría, em Espanha, para uma semana de festa, naquela que é a sua viagem de finalistas.

Esta quinta-feira, estes alunos estiveram a participar numa ação de sensibilização, conduzida por três militares do Posto Territorial de Campo Maior da GNR. Foram alertados para os riscos dos excessos, habitualmente, cometidos por esta ocasião, tendo os militares lembrando, entre outros, o fácil acesso a drogas e álcool.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, esta conversa, “sem grandes moralismos, de forma aberta e franca”, serviu, sobretudo, para que estes jovens possam viver esta viagem de finalistas da melhor maneira possível, sem grandes excessos.

“Eles têm de ter consciência que há uma linha vermelha que nunca se deve ultrapassar e esta iniciativa da GNR, que deve ser louvada, e que nós aceitámos, com todo o carinho, quando nos foi proposta, serviu para isso: para que eles percebam que não há problema nenhum em estarem longe de casa, e dos pais, uma semana, mas fazendo as coisas corretas”, acrescenta Jaime Carmona.

O diretor espera que os alunos se possam divertir, mas lembra que se devem recordar que, depois da viagem, “a vida continua na mesma”. Apesar da confiança que diz ter nestes alunos, o facto de, nos dois últimos anos, as festas, onde habitualmente há consumo de álcool, por exemplo, terem sido impedidas, devido à pandemia, causa alguma apreensão.

Já João Cruz, presidente da Associação de Estudantes da Secundária de Campo Maior e aluno  finalista, garante que a sessão foi importante para os alertar para os riscos que correm, não escondendo o seu entusiasmo para esta viagem. Também Margarida Favita, outra aluna finalista, espera divertir-se muito nesta viagem, assegurando que tem consciência dos riscos que os excessos acarretam.