Guardia Civil de Badajoz investiga proveniência do montante superior a um milhão de euros

GuardiaCivilA Guardia Civil de Badajoz está a investigar a proveniência do montante superior a um milhão de euros que foi encontrado no interior de um automóvel de matrícula portuguesa intercetado, na passada terça-feira, dia 28, na fronteira do Caia.

Na madrugada de terça-feira, a Patrulha Fiscal e de Fronteira da Guardia Civil de Badajoz, numa operação de fiscalização de veículos no Caia, na autoestrada que faz ligação à Autoestrada 6 (A6), intercetou um automóvel, de matrícula portuguesa, com dois ocupantes portugueses, que foram identificados.

Os agentes realizaram uma inspeção ao veículo e, no interior do porta-bagagens, encontraram 1.027.350 euros, acondicionados em duas malas, sem a necessária declaração de saída de capitais.

Um dos portugueses, de Lisboa, assumiu ser proprietário do dinheiro.

Segundo a fonte da força policial, os dois homens seguiram viagem e o dinheiro foi depositado na agência de Badajoz do Banco de Espanha.

Com as investigações agora em curso, a Guardia Civil vai procurar apurar se o dinheiro é fruto de atividades lícitas ou ilícitas.

A Guardia Civil refere que os fatos constituem uma infração à Lei 10/2010, de 28 de abril, que respeita ao Regime Jurídico dos Movimentos de Capitais e das Transações Económicas com o Exterior e Prevenção do Branqueamento de Capitais.

Ao abrigo desta lei, o proprietário do dinheiro “terá de atestar a legal proveniência do mesmo, não obstante “o expediente sancionador aberto”.