A entrega de prémios de excelência às melhores empresas do Alentejo realizou-se na passada sexta-feira, dia 9, numa cerimónia presidida por Guillermo Fernández Vara, Presidente da Junta da Extremadura.
José Calixto abriu o ato, entregando o prémio Alentejo à CARMIM Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, recebido pelo Presidente da Direção, Miguel Feijão.
Na cerimónia foram também premiadas as melhores empresas das quatro sub-regiões do Alentejo, nomeadamente a EPDM, Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro (Baixo Alentejo), Esporão, Vendas e Marketing (Alentejo Central), Novadelta, Comércio e Industrias de Café (Alto Alentejo) e Repsol Polímeros (Alentejo Litoral).
Os galardões para as pequenas e médias empresas foram atribuídos à Ruí & Candeias, que conquistou o primeiro lugar, à AIS Automotive Interior Systems, segunda classificada, e à Torrefação Camelo, que ficou em terceiro.
O primeiro prémio para as melhores grandes empresas do Alentejo foi entregue à Almina Minas do Alentejo, o segundo prémio foi para a PSA Sines Terminal de Contentores e o terceiro para a Hutchinson Borrachas. Os critérios de seleção estiveram centrados na cooperação transfronteiriça e foram considerados o crescimento do volume de negócios, o valor acrescentado bruto, a criação de emprego, a produtividade real e a autonomia financeira.