
O Município de Elvas celebra amanhã os 51 anos do 25 de Abril de 1974 com várias iniciativas: desde logo com o hastear da Bandeira Nacional e a final do 29º Torneio da Malha “João Brioso”.
Desta vez, e contrariamente ao que aconteceu no ano passado, explica o presidente Rondão Almeida, não haverá sessão solene da Assembleia Municipal, dadas as limitações impostas, tendo em conta o aproximar de mais umas eleições. “Infelizmente, este ano, não vamos fazer aquilo que se fez no ano passado, em que a presidente da Assembleia convocou todos os elementos para uma sessão de debate sobre o 25 de Abril. Este ano não estão reunidas as condições, até porque se pode deduzir que é uma jornada de se fazer campanha e estamos um pouco limitados naquilo que vamos fazendo dia após dia”, explica o autarca. “Mas vamos terminar com aquilo que é jogo da malha, vamos ter algumas exposições alusivas ao 25 de Abril e terminamos com o almoço para todos os concorrentes que, ao longo de dois meses, que andam nesse torneio”, acrescenta Rondão Almeida.
Amanhã, as comemorações destes 51 anos da Revolução dos Cravos na cidade iniciam-se às 9 horas, com a final do 29º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, na Praça da República. O hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, ao som do hino nacional, interpretado pela Banda 14 de Janeiro, está marcado para as 9h30. A partir das 9h45, serão distribuídos cravos no centro histórico.
Às 11 horas, é inaugurada, na Casa da Cultura, a exposição do JABA (Jovens Artistas de Badajoz e Alentejo), sendo que para as 18 horas está marcada a sessão de poesia “Meio Século + 1”, com os “Autores de Elvas”, na Praça 25 de Abril.
A programação prossegue ao longo do fim de semana: no sábado, com uma rota literária, por Nuno Franco Pires, e um espetáculo dos Moura Encantada; e no domingo com mais um “Percurso pelo Património”, o workshop “Tapeçaria em Tear”, a apresentação do espetáculo “Olha a Bruxa, Nicolau” da associação UMColetivo e o concerto de Páscoa do Coral Públia Hortênsia de Castro.
