Manutenção de pinhal obrigatória na Zona Tampão

pinheirosO Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a alertar para a doença das coníferas (pinheiros e outras resinosas) conhecida como nemátodo-da-madeira-do-pinheiro.

A ocorrência, em Portugal, de uma doença do pinhal (doença da murchidão do pinheiro), provocada pelo nemátodo-da-madeira-do-pinheiro, coloca em risco a floresta de pinho nacional.

Para evitar a dispersão da doença referida é necessário proceder à remoção dos exemplares que apresentem copa seca ou a secar (total ou parcialmente), agulhas descoloradas e dos que estejam tombados e tenham sido afectados por tempestades ou incêndios (queimados ou parcialmente queimados).

Este procedimento é obrigatório em todo o país sendo, no entanto, prioritário em algumas áreas com é o caso de uma faixa de cerca de 20 quilómetros adjacente à fronteira terrestre com Espanha, designada de Zona Tampão, na qual o concelho de Campo Maior está inserido.

É importante proceder à manutenção desta zona  para que fique livre de exemplares que apresentem as condições indicadas, com vista a evitar a instalação da doença nesta área e a minimizar a possibilidade de dispersão da doença para outros Estados-Membros. Se assim não for, serão maiores os já conhecidos impactos ambientais, económicos e sociais, existindo mesmo a possibilidade de o país ser objecto de sanções graves.

Proceda de imediato à remoção, do terreno, das árvores e sobrantes (a não ser que reduzidos a estilha com 3 cm ou menos) que se encontrem nas condições referidas ou, segundo informa o ICNF está sujeito à aplicação de coimas até 44 mil euros e sanções acessórias.