Bombeiros de Campo Maior criticam atribuição do transporte de doentes

Miguel_Carvalho1

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior diz-se “indignado” com o corte no transporte de doentes que a corporação que dirige tem sido alvo. Miguel Carvalho (na foto) ilustra com um episódio que ocorreu na passada segunda-feira, dia 23 de abril.

De acordo com este responsável “uma doente após consulta no Centro de Saúde de Campo Maior foi-lhe indicado que se deslocasse ao hospital de Elvas. O médico não passou credencial de transporte e a doente solicitou aos bombeiros de Campo Maior que a transportassem a Elvas, sendo a mesma a efectuar o pagamento. Ela apresentava uma suposta amigdalite avançada”.

Após chegar às urgências do hospital de Elvas, a doente teve de ser transportada para o Hospital de S. José em Lisboa. E é nesta altura que surge a polémica, uma vez que o transporte para Lisboa foi efectuado pelos bombeiros de Elvas.

Ouvir aqui Reportagem

A doente é transportada para S.José em Lisboa em ambulância dos Bombeiros Voluntários de Elvas, quando na opinião de Miguel Carvalho, deveria ser pelos Bombeiros de campo Maior.

A distribuição do transporte de doentes é feita pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Até ao momento ainda não foi possivel recolher uma posição sobre esta matéria junto da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

Sobre esta matéria já se pronunciou João Bugio, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Elvas, referiu que o transporte de doentes a partir do Hospital de Elvas é feito através de um sistema informático e que o mesmo é alienatório.

Ouvir aqui João Bugio