Skip to content

Montemor: Herdade do Freixo do Meio distinguida pelos Prémios Mesa Marcada

A Herdade do Freixo do Meio, no concelho de Montemor-o-Novo, foi distinguida nos Prémios Mesa Marcada, na categoria de “Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023”.

Estes prémios foram criados em 2009 por Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do site Mesa Marcada, e desde então tornaram-se uma referência no panorama gastronómico nacional.

Para Alfredo Sendim, proprietário da Herdade do Freixo do Meio, é “uma grande honra e privilégio” receber esta distinção, porque segundo diz “é bom perceber que os críticos que estão por detrás deste prémio são, em Portugal, a voz mais séria em termos de avaliação de gastronomia no nosso país, por isso é importante o nosso trabalho ser reconhecido por eles”.

O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera ainda que estes prémios são “mais sérios do que uma estrela Michelin”.

A Herdade do Freixo do Meio aposta na agricultura biológica e num método de produção sustentável. Alfredo Sendim revela que “mais do que produzir uma série de produtos, estes são recolhidos do sistema natural da área protegida privada, o Montado Freixo do Meio, tentando entender o sistema e alinhando-se com ele”.

De entre os vários produtos produzidos, Alfredo Sendim destaca a bolota e exemplifica os vários alimentos que são feitos a partir desta iguaria: “pão, café, brownie, bolo de chocolate, hambúrgueres de bolota. O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera que a bolota é “uma variável incontornável na transição alimentar”.

Herdade do Freixo do Meio, no concelho de Montemor-o-Novo que foi distinguida nos Prémios Mesa Marcada. A sessão de atribuição dos prémios decorre no dia 22 deste mês, no Centro de Congressos do Estoril, onde serão distinguidos vários chefes.

Compartilhe este artigo: