Foi aprovado pelo Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), para 2024, a manutenção dos descontos tarifários e tipologias de passe de transportes que vigoraram durante este ano.
A CIMAA refere que “os utilizadores dos Transportes do Alto Alentejo vão continuar a ter à sua disposição os descontos do passe social CIM, com um custo máximo de até 30 euros” ou um desconto de 50% até ao escalão de nove a 12 quilómetros, inclusive, nos 15 municípios do distrito de Portalegre.
Manter-se-á em vigor o desconto de 100% no passe para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, bem como o desconto de 100% no passe para antigos combatentes a partir do escalão de 32 quilómetros.
Para o conselho da CIMAA, que esteve reunido na quinta-feira no município de Gavião, a medida “é um passo fundamental” para assegurar que o serviço de transporte do Alto Alentejo “continua a cobrir todo o território”, apresentando-se como “alternativa viável” ao transporte privado e “mais sustentável” em termos ambientais.
A CIMAA pretende ainda no futuro levar a cabo um estudo para a implementação do “Transporte Flexível no Alto Alentejo”, que permita identificar os territórios e circuitos onde este serviço pode representar “uma mais-valia” às populações, garantindo de “forma mais efetiva” a cobertura total do território em termos de rede de transportes públicos.