Está a decorrer em Barcelona uma das mais importantes feiras sobre a temática das Smart Cities – Smart City Expo World Congress, onde o Alentejo está representado, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
A CCDR Alentejo está presente no evento, através da sua vice-presidente, Carmen Carvalheira e pela diretora de Serviços de Fiscalização, Patrícia Silva, numa delegação onde se incluem ainda os presidentes das câmaras municipais de Alandroal, João Grilo, (que é também presidente do Conselho de Administração da ADRAL), de Sines, Nuno Mascarenhas, de Odemira, Hélder Guerreiro e Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.
Na cerimónia de inauguração os representantes do Alentejo estiveram ainda acompanhados, entre outros, por Miguel Castro Neves da Universidade Nova, Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo da Cruz, e pelo embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, que ficaram ao corrente do que se faz no Alentejo no que às Smart Cities diz respeito.
Quem também passou pelo stand de Portugal e manteve um proveitoso diálogo com os autarcas alentejanos e com os representantes da CCDR Alentejo e da ADRAL foi a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O Alentejo marcará ainda a sua presença com a participação de Carmen Carvalheira num painel de debate, cuja organização coube ao AURORAL. A participação do Alentejo no certame enquadra-se no objetivo de promover a partilha de ideias e oportunidades inovadoras e tecnológicas para a região.