O Politécnico de Portalegre obteve a certificação do seu sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
No universo das instituições de ensino superior portuguesas, o Politécnico de Portalegre é a primeira a ser certificada de acordo com os requisitos da NP 4552:2016. Cientes de que um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal pode contribuir para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, tal tem sido aposta estratégica nacional e tem ganho crescente interesse de instituições públicas e privadas.
Reforçar a adoção de medidas promotoras da conciliação foi um repto a que a organização se propôs, há mais de dois anos, confiante de que o investimento na satisfação dos seus colaboradores tem consequentes ganhos para o(s) serviço(s) prestado(s).
O compromisso de implementar e certificar um sistema de gestão com base na norma portuguesa NP 4552:2016 implicou investir na concretização de ações em três domínios: boas práticas laborais; apoio profissional e desenvolvimento pessoal; serviços e benefícios.
Para alcançar este desígnio foi apresentada uma candidatura a financiamento e recebido apoio ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Fundo Social Europeu).
O processo de certificação esteve a cargo da APCER – entidade independente e de referência no setor – tendo a auditoria ao sistema decorrido no mês de fevereiro, em duas fases, com uma componente significativa de entrevistas aos trabalhadores do Politécnico.