Reciclar cascas pode ajudar instituições de solidariedade social

Missão Cascas Solidárias é o nome do novo projeto desenvolvido pela Gesamb, em parceria com 12 municípios do distrito de Évora.

“O projeto tem como principal objetivo incentivar à reciclagem do lixo doméstico que produzimos nas nossas casas e que representa já cerca de 40 por cento de todo o lixo”, de acordo com Gilda Matos, responsável pela área da educação e sensibilização ambiental da Gesamb.

Desde 2012 que a Gesamb faz a entrega de compostores domésticos à população. A partir de agora, será possível fazer uma compostagem coletiva com os recipientes comunitários que a empresa vai instalar nos municípios aderentes. A Gesamb prevê que no início do próximo ano todos os municípios tenham o compostor comunitário instalado.

Por outro lado, a Missão Cascas Solidárias assume uma vertente solidária uma vez que a Gesamb vai trocar por dinheiro os quilos de resíduos orgânicos que sejam reciclados. Nesta fase, as três IPSS’s selecionadas para recebere a verba são a ASCTE – Associação Sociocultural Terapêutica de Évora; a CerciEstremoz – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e a CerciMor – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, CRL).

A Missão Cascas Solidárias surge no âmbito da 3ª edição do Re-Planta! e abrange as populações residentes nos 12 municípios de Évora que integram a Gesamb: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.