Alzheimer Maior em destaque em reportagem da Rádio Campo Maior

AlzheimerIdosaNatural de Elvas, Isabel Caldeira (na foto com a fisioterapeuta Raquel Guerra) encontra-se ainda numa fase inicial da doença de Alzheimer, mas muitas das suas capacidades cognitivas têm sido afetadas. Hoje, a sua memória é como um livro em branco, que, todos os dias, a filha e as netas, sobretudo, precisam de reescrever. As coisas mais básicas, assegura Sandra – a filha – têm de ser reaprendidas por Isabel.

A Alzheimer Portugal existe desde 1988. Esta é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem procurado promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Como membro da Alzheimer Europe, a Alzheimer Portugal participa ativamente no movimento mundial sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos e tratamentos.

Catarina Alvarez, da Alzheimer Portugal, assegura ser imprescindível que os cuidadores, sejam familiares ou não, das pessoas com esta doença, “se mantenham informados e atualizados” sobre a mesma, reconhecendo que “não é uma tarefa fácil saber lidar com estes doentes”.

Atualmente, são cerca de dez mil os associados da Alzheimer Portugal em todo o país. Em Campo Maior, na Santa Casa da Misericórdia, existe há menos de um ano, um gabinete que procura auxiliar doentes e familiares.

AlzheimerMaiorA Alzheimer Maior tem procurado dar várias formações a cuidadores de doentes não só de Alzheimer, mas também de outras demências. Ana Inácio, técnica neste gabiente, explica que as formações “têm procurado que os cuidadores no Lar Santa Beatriz adquiram novas competências, no sentido de melhorar os cuidados que prestam aos idosos”. Rosália Guerra, também ela técnica no gabinete Alzheimer Maior, garante que “a aposta na formação surge de uma vontade da própria Santa Casa de Campo Maior”.

Estão são mais alguns excertos de uma reportagem da Rádio Campo Maior sobre a doença de Alzheimer, que pode ouvir aqui.