Mais de cem amantes de Vespas partem de Arronches para “Volta ao Alentejo”

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, a Praça da República de Arronches foi esta quinta-feira, em feriado nacional, antes da hora de almoço, palco da concentração do 11º Passeio em Vespa “Volta ao Alentejo”, promovido pelo Vespa Vintage de Felgueiras.

Este grupo, como explica o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, foi recebido “com todo o gosto” na vila, neste dia tão importante para o país. “Estão a fazer uma volta ao Alentejo em Vespa e lançaram-nos este desafio de os acolhermos hoje, neste dia tão simbólico para todos nós e fazerem daqui a sua partida para fazer a sua volta até Beja”, revela o autarca, que, ainda antes da partida do grupo, esteve a trocar lembranças com o responsável pela iniciativa.

João Crespo lembra que este dia em específico é sempre mais dedicado às cerimónias protocolares, sendo que, logo pela manhã, foram hasteadas as Bandeiras nos Paços do Concelho. Também hoje foi inaugurada uma exposição dedicada aos Forcados Amadores de Arronches, que celebram 25 anos, havendo ainda espaço para a leitura da ata da reunião de Câmara de 25 de abril de 1974. “A revolução estava a acontecer e a Câmara Municipal de Arronches estava reunida”, recorda o presidente, dando conta que, nesta sessão participam as crianças do Agrupamento de Escolas, a quem agradece a colaboração.

As comemorações na vila terminam no sábado à noite, com um concerto de Luís Represas, a quem se junta, em palco, no Centro Cultural, o pianista cubano Miguel Nuñez e a Orquestra de Câmara Ibérica, num espetáculo que ainda conta com a participação especial dos alunos da Academia Sénior e da Escola de Música de Arronches.

Já o responsável pelo grupo de amantes das Vespas, Vasco Alves, revela que são 110 os participantes nesta rota pelo Alentejo, entre os quais 20 mulheres, oriundos um pouco de toda a parte do país. Este passeio, que só termina no domingo, dia 28, inclui passagens por Campo Maior, onde será prestada uma simbólica ao Comendador Rui Nabeiro, e também por Elvas. O grupo passa ainda por localidades como Viana do Alentejo, Alvito, Beja, Serpa, Moura, terminando a viagem em Estremoz.