Rui Garrido garante que 40ª Ovibeja será “uma grande feira”

Foto: Ovibeja.pt

A Ovibeja, a comemorar os seus 40 anos, é inaugurada amanhã, 30 de abril, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, onde decorre até domingo, 5 de maio, numa organização da ACOS- Associação de Agricultores do Sul.

Rui Garrido, presidente da Associação, adianta que espera “uma grande feira, que conta com perto de mil expositores, nas mais diversas áreas”. Para além disso há também “um vasto programa de palestras como nunca tivemos, e serão assinalados os 10 anos do Cante Alentejano como património da UNESCO, com quatro ou cinco modas alentejanas que serão cantadas em uníssono, por perto de 900 cantadores”.

A Câmara do Fundão é este ano a região convidada do certame. “Este ano retomamos o que foi feito há alguns anos, porque sempre tivemos uma região convidada e, este ano, convidámos a Câmara do Fundão como convidada, fruto da boa relação que mantemos”, adianta.

A Ovibeja tem ainda cartaz musical “como nunca se viu”, garante Rui Garrido. O presidente da ACOS diz que haverá uma exposição temática, alusiva aos 40 anos do certame, que “recorda pessoas e acontecimentos, bem como a evolução da Ovibeja ao longo dos anos”.

Explicando que este ano, o tema escolhido é relativo ao associativismo, Rui Garrido considera que “há ainda muito a fazer, nesse sentido, porque há a necessidade de cada vez mais estarmos juntos para defender os interesses desta classe”.

Amanhã, presente na inauguração, estará o primeiro-ministro, Luís Montenegro. No entanto, durante o certame marcam presença outros membros do Governo e dos partidos da oposição, a quem a ACOS procura “expor a realidade do setor da agricultura, os problemas vividos, bem como as soluções que temos para os resolver”.

A inauguração da Ovibeja está marcada para amanhã, às 11 horas. Pelo palco do certame passam, amanhã, os Calema; na quarta-feira, Buba Espinho, na quinta-feira, Lucky Duckies, na sexta-feira, UB40 e, no sábado, Ana Moura.