
A EuroBEC foi constituída por Elvas, Campo Maior e Badajoz, a 3 de maio de 2018, com a assinatura de um protocolo de cooperação transfronteiriça entre os três municípios. Este acordo baseia-se no Tratado de Valência de 2002, que regula a cooperação entre entidades territoriais de Portugal e Espanha.
Desde então, esta eurocidade tem promovido iniciativas conjuntas nas áreas da cultura, mobilidade, ambiente, desporto e desenvolvimento regional. Precisa, contudo, do ponto de vista do alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, de criar “melhores condições” para que os investimentos possam “ser canalizados através de territórios próximos das três localidades”.
“Temos de ter a capacidade de atrair à nossa zona grandes investimentos, que nos permitam conectar com o futuro comboio que vai ligar Lisboa a Madrid, e converter-nos no centro da Península Ibérica, que é um objetivo que, certamente, partilhamos todos”, acrescenta.
Relativamente às áreas culturais, desportivas e sociais, as ofertas que existem na eurocidade, garante o alcaide, são “um êxito”, das quais os cidadãos desfrutam sem considerar a existência de dois países, mas de um “território comum”. “Cada vez mais os espanhóis vão a Portugal aproveitar a oferta desportiva e cultural que oferecem Campo Maior e Elvas e vice-versa”, assegura.
Desde abril de 2025, o presidente da EuroBEC é Luís Rosinha, presidente agora reeleito do Município de Campo Maior, que sucedeu a Gragera no cargo.















