Dia Internacional da Mulher assinalado em Campo Maior esta quarta-feira

O Município de Campo Maior celebra amanhã, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher com uma série de atividades que destacam o papel fundamental que a mulher tem vindo a ter ao longo da história, assim como as suas lutas e conquistas.

Assim, a partir das 10h30, o Centro Cultural de Campo Maior recebe a segunda edição do Fórum Mulher, iniciativa que vai contar com um leque de convidadas de diversas áreas, como cultura e desporto, que pretende abordar vários temas relacionados com a igualdade de género, segundo a vereadora São Silveirinha.

A mostra “Somos Mulher – Exposição Comemorativa do Dia Internacional da Mulher” poderá ser visitada em vários espaços municipais. Neste dia, e até final do mês, o Município dá a conhecer algumas das personalidades que, ao longo dos séculos, se destacaram na hora de fazer ouvir a sua voz e fazer valer os seus direitos (mais em: campomaior.pt/somos-mulher).

Já na Biblioteca Municipal João Dubraz, o destaque é para as mulheres portuguesas que, ao longo do século XX, se evidenciaram no mundo da literatura.

Finalmente, no dia 11 de março, a peça de teatro “Monólogos da Vagina”, com Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes, chega ao Centro Cultural. Com textos/monólogos de Eve Ensler, o espetáculo destaca a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade.